Especial: Organização do Jogo. Professor Claudio Roberto

Organização do jogo (Foto: Reprodução Web) (O jogo de futebol é algo construído) Treinar uma equipe de futebol deve implicar o assumir de de...

Organização do jogo (Foto: Reprodução Web)
(O jogo de futebol é algo construído)


Treinar uma equipe de futebol deve implicar o assumir de determinadas convicções e, consequentemente, tomar um conjunto de decisões que serão determinantes no caminho a percorrer.
Antes de qualquer outra tarefa, o treinador deve fazer uma introspecção acerca das suas idéias de futebol. Dessa autorreflexão devem ficar claras as idéias de como queremos que a “nossa” equipe jogue, tanto nos aspectos mais gerais como nos aspectos mais particulares. Quanto maior for a clareza dessas idéias, mais fácil serão as decisões a tomar e, dessa forma, mais fácil será a gestão do processo de treino e de jogo.
Não obstante sermos todos diferentes e como tal assumirmos idéias diferentes, ou pelo menos encontrarmos diferenças na articulação dessas idéias. Relativamente a muitos aspectos determinantes é possível e conveniente encontrar similitudes na lógica de construção da organização das equipes de futebol.
O que nos propomos apresentar, de uma forma breve, são os pilares na construção da organização do jogo da nossa equipe de futebol. Tendo em consideração esta definição de Modelo de Jogo a idéia de jogo do treinador é um aspecto determinante na organização de uma equipe de futebol. Se o treinador souber claramente como quer que a equipe jogue e quais os comportamentos que deseja dos seus jogadores, tanto no plano individual como no coletivo, o processo de treino e de jogo será mais facilmente estruturado, organizado, realizado e controlado.
Assim sendo, é determinante o treinador, antes de mais, fazer um esforço de sistematização mental das suas idéias, porque só assim pode maximizar as suas funções.
Outro aspecto relevante na organização de uma equipe de futebol são os jogadores. É muito importante o treinador ter o mais rápido possível um conhecimento dos seus jogadores ao nível do entendimento e do conhecimento que eles têm do jogo, assim como, as capacidades e as características específicas de cada um.
Este leque de conhecimento relativo aos seus jogadores é muito importante não para alterar as suas idéias de jogo e de equipe, mas sim para proceder a algumas adaptações, com o objetivo de tirar o maior proveito possível dos jogadores que tem e da interação que pode haver entre eles, ou seja, fazer uma equipe melhor.
“Não devemos nos encolher e sermos submissos para que gostem de nós. Devemos brilhar como as crianças. Isso está dentro de todos e não de alguns. E brilhando, faremos que as outras pessoas sigam nosso caminho, pois nos libertaremos de nosso próprio medo. Nossa presença automaticamente libertará os outros.” Nelson Mandela.



Postagem Especial por 

Professor Claudio Roberto 

Técnico do Águia Negra - MS

Referencial deste artigo: Guilherme Oliveira


Mais notícias.

NOVIDADES 4059821447315207554

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *


Mais acessadas

item