Especial: Futebol e atualização metodológica

(Foto: Divulgação) O futebol está em constante evolução em todos os cantos do mundo, tanto em negócios, como em metodologia e gestão. Atualm...

MADRID, SPAIN - FEBRUARY 12: Cristiano Ronaldo (C) of Real Madrid excercises with his teammates ahead of the UEFA Champions League match between Real Madrid CF and Manchester United at the Valdebebas training ground on February 12, 2013 in Madrid, Spain. (Photo by Jasper Juinen/Getty Images)
(Foto: Divulgação)

O futebol está em constante evolução em todos os cantos do mundo, tanto em negócios, como em metodologia e gestão. Atualmente com a globalização mundial através da velocidade na internet e redes sociais estamos aptos a adquirir conhecimento e também propagar nossos aprendizados para outras pessoas. Por esse motivo, aproveito a oportunidade de expor minhas ideias a respeito de futebol naquilo que venho descobrindo e aperfeiçoando no decorrer dos anos.
Existe hoje no Brasil uma "moda" metodológica no treinamento do futebol, principalmente com a nova geração de profissionais, que estão aproveitando este momento de globalização de conhecimentos para buscar seu espaço no mercado de trabalho. Mercado este, desgastado por ter uma crença convencional e desatualizada, mas ao mesmo tempo, vicioso, pois observamos um ciclo que perdura por muitos anos tanto em comissões técnicas e jogadores quanto no área de gestão e negócios.  Portanto, a metodologia no futebol é o carro chefe nessa busca incessante por novas ideias dentro do mercado onde observamos a Periodização Tática criada pelo professor português Vitor Frade, conhecida no mundo todo após os sucessos de José Mourinho e defendida por alguns treinadores portugueses e estudantes da Faculdade de Desportos de Porto que por lá estiveram.
Desde 2005 venho mudando meus conceitos sobre treinamento e após a parceria com o técnico Beto Almeida consolidamos conceitos e mecanismos de treinamento nunca difundidas no Rio grande do Sul e por consequência obtivemos sucesso com resultados expressivos, mas sempre fomos muito criticados por gestores, entendedores e colegas de profissão por fazermos aquilo que não condizia com o trivial. Entretanto nunca fomos irresponsáveis e insanos de afirmar que estávamos desenvolvendo Periodização Tática, mas sim, uma nova ideia em treinar futebol.
Em dezembro de 2009, na pré-temporada para o campeonato gaúcho, iniciamos desde o primeiro treinamento desenvolver uma metodologia sistêmica priorizando os sub princípios e princípios do modelo de jogo (maneira do time se comportar dentro de campo), com ênfase na otimização da performance desportiva fugindo do convencional (teoria reducionista), onde a maioria dos clubes e profissionais ainda tem como periodização desportiva. Ao mesmo tempo em que objetivamos treinar futebol desde o principio continuávamos realizando controles de desempenho e avaliações físicas conseguindo resultados expressivos individuais com evolução dentro de parâmetros físicos no próprio grupo nos proporcionando a segurança de estarmos no caminho certo. Por motivo de divergências com os diretores e por resultados inicias, acabamos saindo deste clube que no final do campeonato acabou como a melhor campanha do interior. Nossas ideias continuaram num outro clube no mesmo campeonato onde tivemos uma excelente campanha também.
Em 2010 tivemos um trabalho muito expressivo e com a mesma metodologia empregada desde 2006, porém, muito mais evoluída tendo como essência a Periodização Tática, conseguindo criar um modelo de jogo bem explicito dentro de campo onde estimulamos os atletas desde o primeiro dia da pré-temporada em ações cognitivas coletivas onde todos pensavam e discerniam dentro do treinamento e jogos o mesmo pensamento em prol do resultado positivo e execução do Modelo de Jogo. Obviamente que este conceito era muito bem estimulados dentro do treinamento, apoiado por competentes profissionais de todas as áreas criando uma comissão técnica interdisciplinar e tendo como base do microciclo, os substratos mais relevantes para a aptidão do modelo de jogo, combinada com o desenvolvimento e evolução coletiva cognitiva tendo como referência o último jogo disputado e o próximo adversário a ser batido.
Atualmente observamos muitos profissionais do futebol relatando sobre suas metodologias, vendendo "um peixe" da modernidade, falando ser adeptos da Periodização Tática. Porém o discurso não condiz com aquilo que vimos dentro de campo e nos treinamentos apresentando nos jogos uma equipe um modelo de jogo não condizente ao discurso e com jogadores estereotipando comportamentos cognitivos não habituais da Periodização Tática.
Acredito que ninguém no Brasil desenvolve treinamentos na essência total da metodologia idealizada por Vitor Frade até porque nem mesmo o carro chefe da PT (José Mourinho), trabalha na sua totalidade, alias, acrescento também que o próprio autor da metodologia consegue propagar sua ideia muito bem embasada na teoria da complexidade e teoria do caos, mas não teve o mesmo êxito na sua aplicabilidade em clubes.
Enfim, simpatizo muito com a Periodização Tática e com todas as metodologias inovadoras que prezam pelo treinamento do futebol, pois para mim o atleta, seja qual for o desporto, necessita de especificidade para ter performance desportiva e consequentemente ser cobrado por isso. O futebol no Brasil está sendo renovado e conheço vários profissionais que hoje são conhecedores da metodologia inovadora tanto na sua teoria como na sua pratica tais como : Beto Almeida - CSA/Alagoas, Cristian de Souza, Vinicius Munhoz Mauro Rocha – Fragata FC/Pelotas, James Freitas e Gustavo Fragoso - Grêmio FBPA, Douglas Tajes  e William Thomas - CAP/Paraná, Rafa Vieira - Flamengo/RJ, Cláudio Roberto e Celso Silva- Esporte Clube Águia Negra/MS, António Picoli e Rodrigo Squinalli –S.E.R Caxias/RS, Luiz Esteves -E.C Pelotas/RS. Além desses profissionais que conheço, existem muitos outros por todo o Brasil que estão em busca de novos conhecimentos para o bem maior do nosso futebol.


Postagem especial por

Professor Especialista Michel Huff

Preparador Físico do F.C. Metalist - Kharkiv/Ukrania

Histórico: Professor de Educação Física (IPA-IMEC/RS) com Pós-graduação em Técnico Desportista em Futebol e Futsal (PUC/RS). 

Mais notícias.

Professor Especialista Michel Huff; Preparador Físico; Gian de Oliveira; Beto Almeida; 2078435387374506944

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *


Mais acessadas

item