O Futebol Atual e o Treinamento de Força

(Imagem Web) Há vários anos o treinamento de força é realizado dentro do futebol profissional (e também nas categorias de base), mas afinal ...



(Imagem Web)

Há vários anos o treinamento de força é realizado dentro do futebol profissional (e também nas categorias de base), mas afinal o que é o treinamento de força no futebol?
Esse tipo de treinamento freqüentemente, até os dias atuais, é realizado na academia, através de exercícios na sala de musculação, em aparelhos e máquinas.
Bom, muitos profissionais da preparação física ainda acreditam ser essa a melhor forma de se desenvolver a força de um jogador de futebol, porém atualmente alguns preparadores físicos têm utilizado uma tendência, já não tão nova assim, visando o desenvolvimento da força nos jogadores de futebol, através de exercícios funcionais.
Tais exercícios são realizados com pesos livres (em cadeia cinética fechada), e procurando simular os movimentos realizados pelos jogadores durante as partidas de futebol com sobrecarga, trabalhando assim em especificidade. Vale lembrar essas duas questões importantes e fundamentais na metodologia de trabalho quando se trata de ganho/desenvolvimento de força e suas variáveis, trabalhar sempre em especificidade e com sobrecarga.



(Imagem Web)

Há também alguns profissionais que defendem a tese de que o treinamento de força, realizado de forma específica somente é conseguido através de situações de jogo em espaço reduzido (1x1, 2x1, 2x2, 3x2, 3x3), com alta intensidade e durante um tempo curto de execução, porém sem sobrecarga adicional. Essa forma de trabalho traz controvérsias, pois existem profissionais que acreditam que sem sobrecarga não há ganho de força, podendo somente permitir a manutenção dos níveis de força muscular.
Retornando ao local da realização dos trabalhos de força, observamos que o trabalho realizado nos aparelhos dentro da sala de musculação foge da especificidade do esporte, por serem realizados em sua maior parte através de exercícios de cadeia cinética aberta, sendo inclusive alguns realizados deitados ou sentados, posições estas que os jogadores de futebol não estarão durante a sua movimentação nas partidas.


(Imagem Web)

Acredito que não se deve ficar restrito a utilização de apenas um método, é claro, de acordo com os objetivos propostos. Se o interesse é o ganho de rendimento específico do futebol, os exercícios funcionais seriam os mais adequados, pois o trabalho se daria através do movimento corporal, cada vez melhor realizado e mais potente (fator determinante, em relação aos aspectos físicos, no futebol moderno). Atualmente, de nada se adianta o jogador de futebol possuir uma musculatura forte e hipertrofiada se o mesmo não consegue realizar movimentos precisos e potentes (fortes e rápidos).
Já quando se objetiva, por exemplo, a recuperação pós-lesão, o ganho de massa muscular, e a correção de desequilíbrio muscular acredita ser necessária a realização de exercícios nos aparelhos, pois estes são capazes de trabalhar o grupamento muscular de forma isolada.
Cabe ao profissional do futebol analisar e estipular bem os objetivos, fazer a escolha do melhor método, ter convicção do que está sendo feito, e é claro, se manter atualizado sempre!

Postada por

Prof. Esp. Celso Silva
Preparador Físico de Futebol

Mais notícias.

treinamento de força 5331460442066538437

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *


Mais acessadas

item